PSICOTERAPIA
A psicoterapia é indicada nos casos de depressão, ansiedade, fobias, problemas de relacionamento, dificuldades no trabalho, ou de qualquer outro problema que esteja trazendo prejuízos em relação à qualidade de vida.
A psicoterapia é indicada nos casos de depressão, ansiedade, fobias, problemas de relacionamento, dificuldades no trabalho, ou de qualquer outro problema que esteja trazendo prejuízos em relação à qualidade de vida.
O psicoterapeuta, em um contexto de acolhimento e escuta sem julgamento, analisa os comportamentos atuais e a história de vida do cliente, a fim de identificar as causas que afetam o seu funcionamento psicológico e trazem prejuízos à sua vida. A escuta e intervenção psicológica baseiam-se em técnicas e estratégias terapêuticas que são utilizadas de maneira singular, assim, para cada cliente é desenvolvido um plano de tratamento. Todos os conteúdos das sessões são sigilosos, conforme prevê o código de ética do psicólogo.
No instituto evoluirE a sessão de psicoterapia de adultos tem duração de aproximadamente 50 minutos e inicia com frequência semanal, podendo variar de acordo com o quadro clínico. A partir da melhora dos sintomas as sessões passam a ser espaçadas (quinzenalmente /mensalmente).
A terapia de casal é muito efetiva para entender e trabalhar os conflitos existentes no relacionamento conjugal. Quando o casal já não consegue mais chegar a um consenso, quando um dos dois ou os dois estão insatisfeitos, quando as brigas e distanciamento se tornam frequentes é hora de pensar em procurar ajuda. Na terapia o Psicólogo auxilia o casal a compreender o problema e a buscar soluções sem que isso implique em acusações mútuas, no processo o casal pode observar as dificuldades do outro e suas próprias por um outro ângulo, mais empático e sem julgamentos.
A presença do psicólogo colabora para que ocorra comunicação não violenta entre o casal e para que os conflitos possam ser resolvidos de forma mais colaborativa. As sessões são realizadas com o casal e também individualmente, para que se possa ter um olhar amplo sobre o que está ocorrendo.
No Instituto a terapia de casal é baseada no modelo da IBCT (Terapia Integrativa de Casais) que tem um formato super bem elaborado e com evidências cientificas que comprovam sua efetividade. A duração da sessão é de aproximadamente uma hora.
Na adolescência passamos por muitos momentos de mudança, físicas, cerebrais, emocionais. Em todas elas existem situações em que o adolescente possa apresentar algumas dificuldades para lidar e é nesse momento que a psicoterapia pode ajudar.
Há famílias que buscam quando o filho passa por uma mudança na escola, quando enfrenta uma mudança hormonal brusca, momentos de ansiedade, falta de amigos, bullying, timidez entre outros. A psicoterapia é um momento em que o adolescente compartilha suas dúvidas, angústias, neste contexto aprende a relacionar-se de maneira mais assertiva e chega na vida adulta com maior autoconhecimento.
A terapia com adolescentes precisa de uma autorização dos pais/cuidadores para ser realizada.
No atendimento com as crianças, o primeiro encontro é realizado somente com os pais ou responsáveis, que vão expor ao psicólogo as queixas e contar sobre o desenvolvimento e história de vida da criança. Posteriormente é feita uma sessão com a criança em que é explicado sobre a psicoterapia, sigilo, objetivos, tudo isso de maneira lúdica e através de uma linguagem compreensível para ela. A partir da compreensão e análise do caso são desenvolvidas estratégias de intervenção. No caso das crianças são utilizados recursos lúdicos como brinquedos, jogos, desenhos, livrinhos tanto para que a criança possa se expressar quanto para que possa compreender e lidar melhor com suas dificuldades. Nas sessões, além dos encontros constantes com os pais, em alguns momentos são realizadas intervenções entre a criança e família para que o psicólogo possa avaliar e intervir mais precisamente. Além disso é comum e necessário o contato e visitas nas escolas.
É uma modalidade de atendimento que tem como objetivo desenvolver habilidades pessoais, sejam elas relacionadas ao convívio social ou a ações práticas do dia a dia. A partir da avaliação do caso e do levantamento das dificuldades apresentadas é desenvolvido com o cliente um plano de ação para aprender novas formas de agir diante das situações que para ele são problemáticas. O acompanhamento é realizado fora do ambiente do consultório, no contexto do cotidiano do cliente. O AT é muito efetivo pois segue a lógica do aprender fazendo/ praticando. Alguns casos que se beneficiam desse tipo de atendimento: quadros de ansiedade social, depressão grave, esquizofrenia, fobias específicas, entre outros.
São realizados geralmente com no máximo 5 pessoas e conduzidos por um Psicólogo e um coterapeuta. Os grupos podem ser livres ou temáticos, no caso desse último os grupos são formados por pessoas que apresentam o mesmo tipo de dificuldade ou de sofrimento, como por exemplo dificuldades de relacionamento, quadros de ansiedade generalizada, compulsão alimentar, entre outros. O atendimento em grupo apresenta muitos benefícios pois além do psicólogo conta com a colaboração dos outros participantes, o que favorece a troca de experiências e estimula a conexão e empatia entre as pessoas. O psicólogo também trabalha com alguns recursos como vivências, role-play e tarefas de casa.
A terapia de aceitação e compromisso é uma das terapias comportamentais contextuais que tem sido bastante praticada e estudada pela eficácia de seus processos e resultados. Agrega muito à terapia comportamental na medida em que está baseada em técnicas vivenciais, auxiliando o cliente a entrar em contato com seus sentimentos, pensamentos e emoções a partir da premissa dos 3 AS (Aceitação, Acolhimento e Ação).
Nosso grupo de estudos pretende discutir alguns capítulos de dois livros que são referência para quem pretende atuar com a ACT:
Aprendendo ACT – Manual de Habilidades da Terapia de Aceitação e Compromisso (Jason B. Luoma, Steven C. Hayes e Robyn D. Walser) e Terapia de aceitação e compromisso-o processo e a prática da mudança consciente (Steven C. Hayes, Kirk D. Strosahl, Kelly G. Wilson).
Entendemos que estes dois livros se complementam, um deles trazendo conceitos mais teóricos, que fundamentam a prática e o outro demonstrando a aplicabilidade prática da ACT.
Formada em Psicologia (2004), Mestre em Análise do Comportamento (2008) pela Universidade Estadual de Londrina, possui formação em Terapias Comportamentais Contextuais (2018) pelo Centro Paradigma-SP e capacitação em Psicoterapia Analítico-Funcional (2019). Trabalha como psicóloga clínica desde 2006.